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Modelos:
Sem iluminação |
Com
iluminação |
SHX-10 |
SHX-20 |
981.350 -001 |
981.350 -101
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Aplicação:
Heliponto elevado
Altura do
mastro:
Sem iluminação (H) = 2,0m.
Com iluminação
(+h) = 3,0m.
Dim. cone (m): C= 1,20
D= 0,30 d= 0,15
Peso aprox. (kg): 45,0
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Modelos:
Sem iluminação |
Com
iluminação |
SHX-11 |
SHX-30 |
981.350 -002 |
981.350 -102
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Aplicação:
Aeródromo visual / Heliponto
solo
Altura do
mastro:
Sem iluminação (H) =
5,0m.
Com iluminação
(+h) = 6,5m.
Dim. cone (m): C= 2,40
D= 0,60 d= 0,30
Peso aprox. (kg): 55,0
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Modelos:
Sem iluminação |
Com
iluminação |
SHX-12 |
SHX-40 |
981.350 -003 |
981.350 -103
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Aplicação:
Aeródromo / Heliponto
por instrumentos
Altura do
mastro:
Sem iluminação (H) =
5,0m.
Com iluminação
(+h) = 6,5m.
Dim. cone (m): C= 3,60
D= 0,90 d= 0,45
Peso aprox. (kg): 65,0
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Modelos: HGR-100
Aplicação:
Sistema solar para
Birutas
Para iluminação de birutas em locais
sem infra-estrutura elétrica ou para ter alimentação ininterrupta através do
sistema fotovoltaico.
Código:
985.107-000
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Modelo: HPRJ-10
Aplicação:
Conjunto de iluminação
Para o cone de vento.
4 refletores e 1 sinalizador de obstáculo com fotossensor já incorporado.
Todos a LED. Adapta-se em
mastros até 2,5" ǿ.
Código:
981.359 -000 |
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Cones de vento para birutas.
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Aplicação:
O indicador visual de condições do vento de superfície ou
“Biruta” é um auxílio visual para pouso e decolagem de aeronaves. Ele fornece
as indicações da direção e intensidade do vento de superfície aos pilotos.
Sua forma é de cone vazado, feito com tecido impermeável e uma vez
instalado, dá uma clara indicação da direção do vento e sua
velocidade.
É um equipamento obrigatório sendo constituído pelo cone de vento, cesta
de armação e mastro de sustentação.
Para operações noturnas deve ser adicionada a iluminação adequada.
A "biruta" demonstra a direção e magnitude do
vento sua localização
deve ter uma ótima visualização do piloto,
não interferindo na trajetória da aeronave ou apresentar riscos de colisão com a mesma. |
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Velame em tecido impermeável,
resinado na cor, fixado por abraçadeiras. Em conformidade à norma ABNT
12.647/2013, IAC 154-1002.
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Pintura a
epóxi, rolamentos auto-lubrificados, cesta em aço inox. |
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Construção
A linha
SHX da Sunlab Power esta em
conformidade com as Normas da ICAO e NBR 12647:2013.
São fabricados os seguintes tipos:
-
SHX 10 / 20
: Para heliponto Elevado, tipo L-806.
-
SHX 11 / 30
: Para
heliponto solo ou aeródromo de operação visual.
-
SHX 12 / 40
: Para
heliponto ou aeródromo de operação por instrumentos.
A construção é
robusta e opera com velocidade de ventos superiores a 144 km/h e
temperaturas desde -35 a 65° C, sem risco de danos.
A
estrutura é composta
pela base retrátil, mastro (haste) , cesta de sustentação em aço inox,
para o cone de vento (ou velame), com eixos apoiados em rolamentos de lubrificação
permanente. Pintura em partes nas cores laranja e branco.
Articulável
para permitir que o mastro se dobre, facilitando a instalação do cesto e cone de vento, assim como trocas e manutenções. O pino de travamento do mastro é frangível.
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Equipamento |
SHX
- Birutas Aeronáuticas |
Código do produto + sufixo |
981.350 - xxx |
Corpo |
Haste frangível em aço galvanizado |
Cor da estrutura |
laranja e branca |
Dimensões (mm) |
Conforme NBR 12647:2013 |
Velocidade de vento de operação |
>144 km/h |
Temperatura de operação |
-15 + 65° C - (Classe 1) |
Resistência a temperatura
|
-30° + 80° C |
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Altura* da
Biruta de acordo com a NBR 12647:
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Heliponto
elevado |
Aeródromo com operação visual e heliponto no
solo |
Aeródromo com operação por instrumento |
H |
2,0m |
5,0m |
5,0m |
h |
1,0m |
1,5m |
1,5m |
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Conjunto de iluminação
HPRJ-10
Modelo |
HPRJ-10 |
Código do produto |
981.359-000 |
Aplicação |
Iluminação do cone de vento |
Alimentação do Sistema |
12/24 VDC ou 110 / 220 VAC
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Acionamento do Sinalizador |
Automático. Fotossensor
incorporado |
Intens. Efetiva Sinalizador |
> 32 cd.
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Corrente máx. |
4 A |
Potencia Equivalente |
120W |
Fluxo Luminoso (Projetor) |
>1.500 lm. x 4 |
Visibilidade
noturna |
mínima a
1.500 m. |
MTBF |
Emissores a LED de 70.000
horas |
Temperatura de operação (ºC) |
-15 + 55° (Classe I) |
Resistência a temperatura
(ºC) |
-30° + 70° |
Classe de isolação (NBR
6164) |
IP-65 |
Proteção DPS |
Classe I e II, com aterramento. |
Isolação (NBR 6164) |
IP-65 |
Peso (Kg) |
5 Kg |
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Com helipontos ou aeródromos operando à noite,
estes devem dispor
no mínimo de uma “Biruta” iluminada. O HPRJ-10 é composto de 4
refletores LED de alta potencia,
cobrindo os quadrantes em 360° para o cone de vento. |
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No
ponto mais alto é instalado o sinalizador de obstáculo, de luz
fixa vermelha e baixa intensidade, incorpora
o
fotossensor que efetuará o acendimento e desligamento automaticamente. A visibilidade do feixe de luz horizontal é de 360° (ICAO-seção
4.1.1, 4.2 e 4.8). |

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Sistema solar para
Biruta
A instalação de
birutas em locais sem infraestrutura elétrica ou com problemas de
suprimento dela, pode ser facilmente viabilizado através do sistema a
energia solar fotovoltaico.
O sistema HGR-100 é
composto pelos módulos solares fotovoltaicos, suporte de fixação,
controlador solar, bateria, cabos e conexões a gabinete em aço para
instalação interna ou externa. O acionamento dos refletores pode ser
manual ou automático.
A autonomia do sistema é de 30 horas sem insolação.
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Modelo |
HGR-100 |
Código
do produto |
985.107 |
Aplicação |
Alimentação da iluminação e sinalização da
biruta |
Alimentação do
Sistema |
12 VDC |
Autonomia mínima |
30 horas |
Acionamento |
Sinalizador de Obstáculo é automático.
Refletores via cabo. Painel ou controle
remoto são opcionais |
Potencia de geração |
600 Wp/dia |
Temp. de
operação (ºC) |
-15 + 50° |
Resist. a
temperatura (ºC) |
-30 + 55° |
Isolação (NBR 6164) |
IP-65 |
Proteção DPS |
Classe I e II, com aterramento |
Peso (Kg) |
65 Kg |
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Os equipamentos atendem às seguintes
Normas e documentações técnicas:
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas: NBR 12647:2013, NBR 9541:2006,
NBR. 11482:1990, NBR. 8094:1983, NBR. 12999:2003, NBR.10315:1988.
Min. Aeronáutica - Portaria nº 830/GM5 e 957/GC3 do Ministério da Aeronáutica.
Marinha do Brasil: NORMAM 27/2011.
FAA: AC 150/5345-1, AC 150/5345-43 e AC 150/5345-45
OACI: doc. 9157. Parte 6. Anexos 3 cap.5 e Capítulo 3, parte IV do Anexo 14.
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