Sinalização AeroNáutica a LED

 

 

 

 

 

 

Balizadores Elevados

 

 

 

 

HPL 1 : Sinalizador Elevado de Perímetro - Lente Perfil Baixo

 

 

Luz ELEVADA de PERÍMETRO da

área de aterrissagem e decolagem.

Lente PMMA de perfil baixo.

 

 

HPL 3A : Sinalizador Elevado de Perímetro - Lente em Vidro

 

 

Luz ELEVADA de PERÍMETRO da área de aterrissagem e decolagem. Globo em vidro aeronáutico.

 

 

 

 

 

HPL 6 : Sinalizador Elevado de Perímetro - Lente em Poli.

 

 

Luz ELEVADA de PERÍMETRO da

área de aterrissagem e decolagem.

Lente em Poli-Makrolon.

 

 

 

HPL 7 : Sinalizador Elevado

com refletor acoplado.

 

 

Luz ELEVADA de PERÍMETRO

com FLOODLIGHT

 

             
     

 

HPL 13 : Sinalizador Elevado de Borda de Taxiway

 

Luz ELEVADA para BORDA de

acesso a área de manobra e estacionamento.

 

 

 

HFL 20 : Mini-Refletor

LED Floodligth

 

Mini-refletor de luz para

helideque/heliponto elevado.

Base conforme estrutura

de operação.  

 

 

HFL 40 : Refletor

LED Floodligth

 

Refletor de luz sobre suporte elevado. Para iluminação da

área de operação.

 

 

 

BIRUTAS : Indicadores de vento de superfície

  • Para Heliponto elevado;

  • P/ heliponto solo/ Aeródromo visual

  • P/ heliponto / Aeródromo IFR.

             
             

Balizadores Embutidos

 

           

 

 

 

 

HPL 4 : Luz embutida para 

Perímetro da FATO

 

Luz EMBUTIDA de PERÍMETRO da área de aterrissagem e decolagem (FATO).

 

 

HPL 8 : Luz de Alinhamento

da Trajetória de Vôo

 

Luz EMBUTIDA para trajetória de vôo na aproximação ou decolagem.

 

 

HPL 9 : Luz para TLOF

 

 

Luz EMBUTIDA para balizamento

visual da área de toque e elevação.

 

 

 

HPL 10 : Luz de lateral 

de pista (taxiway)

 

Luz EMBUTIDA para lateral de taxiway.

             

 

 

 

 

 

HPL 11 : Luz da Linha de

Centro da Taxiway

 

Sinalizador de EMBUTIR

para indicação da linha

central da Taxiway.

 

 

 

 

HPL 12 : Luzes para Sistema de

Aproximação e Aterrissagem

 

Luzes de EMBUTIR para instalação

do sistema de aproximação.

 

 

 

 

HPL 20 : Luzes para TLOF

 

 

Luz de EMBUTIR para balizamento

visual da área de toque

e elevação.

 

 

 

 

             
             
Balizadores dE Sobrepor

 

           
             

 

 

 

 

 

HPL 5 : Luz de Alinhamento

da Trajetória de Vôo

 

 

Luzes de SOBREPOR para

aproximação e/ou alinhamento da trajetória de vôo. Lente em PMMA.

 

 

HPL 14 : Luz de Indicação de

Direção de Decolagem e

Aterrissagem

 

Luzes de SOBREPOR

Indicadoras para decolagem e aterrissagem.

 

 

 

HPL 15 : Sinalizador

de Perímetro

 

 

Luzes de SOBREPOR para perímetro da FATO, aproximação, taxiway, manobras.  Emissores LED.

 

 

 

HFR 1 : Farol Rotativo

 

 

Farol de Indicação

 de média intensidade

para heliponto.

 

             
OUTROS SINalizadorES, QUADROS, CONTROLES E ACESSÓRIOS

 

       

 

 

 

 

 

Status Light

 

Luz de condição de heliponto para

helidecks, plataformas e embarcações.

 

 

 

 

Quadros de Comando

e Energia

 

 

SHL - Painéis de comando de operação

CHL - Quadro de alimentação

QAC - Quadro de alimentação contínua

 
 

 

Partes e Peças

  • Lentes de luminária

  • Caixas de passagem

 

 

 

 
 

 

 

           

Sinalização PARA Helipontos

Descrição:

 

  O sistema de luzes de sinalização para helipontos da SunLab Power® incorpora a mais avançada tecnologia para o balizamento e iluminação.

  Utiliza diodos emissores de luz em estado sólido- LEDs, controlados através de circuitos eletrônicos  programado para proporcionar as intensidades e efeitos de luz, como recursos adicionais para a segurança das operações.

  A micro-eletrônica, proporciona maior eficiência e durabilidade, adicionando a confiabilidade que sistemas convencionais não oferecem.

   A versatilidade em ter sistemas de alimentação de energia operando tanto pela rede elétrica convencional como por fontes renováveis contínuas, é outra condição para se ter instalações mais seguras, redundantes e em áreas remotas, sem depender de infra-estrutura elétrica.

  Os sistemas operam com energia solar fotovoltaica, eólicos, ou outra fonte de energia e  pode adicionar a combinação destas (sistemas híbridos).

  O resultado é um consumo muito menor, com baixíssimo índice de falhas. 

  A alimentação das luzes em baixa tensão, dá maior segurança à operação das aeronaves e pessoas em caso de choques ou acidentes. 

  O quadro de comando (SHL) e o de alimentação contínua (QAC), operam como "no-break" e são específicos para a sinalização, ocupando pouco espaço, menos baterias e reduzindo o custo de aquisição, implantação e manutenção.

   Suas características  atendem e superam às exigências das normas de sinalização da ANAC, ABNT, OACI, FAA, Aeronáutica e Marinha. 

 

Características do Sistema:

 

Eficiência:  O sistema possui baixíssimo consumo e desgaste, comparado aos convencionais, sem manutenção e troca de lâmpadas.

 

Flexibilidade: Permite a alimentação de energia por fontes variadas. Os quadros de energia e operação pode receber de fontes convencionais ou renováveis, com tensões e voltagens específicas, reduzindo riscos de black-out.

 

Segurança: A alimentação em corrente contínua e baixa tensão, tem vantagens sobre a rede convencional. permanecendo isolada, menos suscetível a surtos, faltas, falhas, às descargas elétricas, EMI e RFI e, ao operar reduz os riscos de choque, curtos e outros acidentes a tripulantes, passageiros e aeronaves.

 

Economicidade: A tecnologia aplicada,  permite grande economia ao reduzir a necessidade de transformadores com "Taps", transformadores de corrente "TCs", e infra-estrutura, com a redução de falhas e manutenção, superando outras tecnologias.

 

 

Instalação Mínima Exigida

Instalação Mínima Exigida:

 

As informações seguintes são preliminares para o planejamento da iluminação de um heliponto de uso público ou privado. O heliponto precisa no mínimo de:

 

1- Uma área de aterrissagem e decolagem centralizada;

2- A área de aproximação para aterrissagem e decolagem;

3- A área (ou zona) de segurança e,

4- Dois ou mais lados para a aproximação e saída da aeronave.

 

Tipos de Iluminação:

 

Para operação noturna ou em condições de má visibilidade, um sistema mínimo e obrigatório de iluminação, deve incluir:

 

- A iluminação da área (1) de "toque" da aeronave na aterrissagem ou decolagem (TLOF);

- A sinalização do perímetro da área (2) de aproximação e decolagem (FATO);

- Do indicador da condição de vento "Biruta";

- Luzes de sinalização de eventuais obstáculos ao vôo;

- Um (farol rotativo) indicador de heliponto, se este não estiver em aeroporto.

- Alimentação contínua de energia (ex.: No-break, gerador, etc).

 

 

Instalação Complementar

 

Componentes Complementares:

 

Luzes de sinalização complementares para a segurança da operação no helipontos são:

 

1- Luzes Indicadoras para a Aproximação.

2- Indicadoras de Alinhamento da Trajetória de Vôo.

3- Sistema visual de Orientação de Alinhamento.

4- Indicador visual de Rampa de Aproximação.

5- Luzes de Ponto de Visada.

6- Luzes para taxiway (laterais e eixo).

7- Luzes para área de manobras e estacionamento.

 

  • As normas e recomendações oficiais podem ser encontradas na ANAC: RBAC nº 155,  FAA AC 150/5390-2B, CAP 437 CAA Paper 93020, ICAO Anexo 14, Vol. II:99 e no Brasil as portarias do Ministério da Aeronáutica e Marinha.

 

 

 


 

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