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APRESENTAÇÃO
O presente guia foi elaborado com o intuito
de divulgar e auxiliar aos usuários sobre a instalação de sinalizadores
náuticos baseado na NORMAM-17/DHN do Ministério da Marinha que dispõe
sobre o Balizamento Lacustre e Fluvial para proteção da navegação.
Procuramos
elucidar o conteúdo da portaria em referencia, no objetivo de auxiliar na
sua aplicação, ressalvando que
nossa interpretação pode merecer melhor elucidação dos órgãos
competentes. Por isso incentivamos aos interessados a consultar e averiguar junto
a Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha DHN.
O sistema de
Balizamento Lacustre e Fluvial adotado no
Brasil é o IALA B (Associação Internacional de Sinalização Náutica) e possui cinco tipos
de sinais, podendo ser utilizados de forma combinada, contemplando sinais,
cor, forma, marca de tope e luz. Damos ênfase à parte de balizas iluminadas que é de
nosso interesse e recomendamos aos interessados que façam o download para
obter a totalidade das informações no site da Marinha do Brasil.
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CARACTERÍSTICAS
O
significado de um sinal depende de uma ou mais das seguintes
peculariedades:
DEFINIÇÕES
-
Baliza: Artifício visual utilizado como meio auxiliar na
sinalização.
-
Bombordo ou
Boreste: Lado ou direção da embarcação ou navegação.
-
Direção
convencional do
balizamento, que
deve ser indicada nos documentos náuticos apropriados, pode ser:
-
A direção geral tomada pelo
navegante, vindo de alto mar, ao aproximar-se de um porto, estuário ou outra via
navegável;
-
A direção determinada pela DHN em
consulta a países vizinhos.
-
Encarnada:
cor em vermelho vivo.
-
Obstáculo:
Acidente físico ou objeto de
natureza temporária ou permanente, fixo ou móvel, situado em zona
navegável.
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TIPOS
DE SINAIS E DESCRIÇÃO DOS USADOS NA REGIÃO "B"
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SINAIS
LATERAIS - Indicam bombordo e boreste da rota no
a ser seguida em canais bem
definidos. Onde o canal se bifurca, um sinal lateral modificado pode ser
utilizado para indicar a via preferencial.
Para
BOMBORDO:
-
Cor:
Verde.
-
Forma
(bóias): Cilíndrica, pilar ou charuto.
-
Marca
de tope: Um cilindro verde.
-
Cor
de luz: Verde
-
Ritmo:
Qualquer, com exceção para sinais de canais preferenciais.

Para
CANAL
PREFERENCIAL A BOMBORDO:
Quando o canal se bifurca e o canal preferencial for a bombordo, o sinal de Boreste Modificado
pode ser usado.
-
Cor:
Encarnada, Verde com faixa larga horizontal verde.
-
Forma
(bóias): Cônica, pilar ou charuto.
-
Marca
de tope: Um cone encarnado com vértice para cima.
-
Cor
de luz:
Encarnada
-
Ritmo:
grupo de lampejos compostos (2+1) por período.

Para
BORESTE:
-
Cor:
Encarnada.
-
Forma
(bóias): Cônica, pilar ou charuto.
-
Marca
de tope: Um cone encarnado com vértice para cima.
-
Cor
de luz:
Encarnada
-
Ritmo:
Qualquer, com exceção para sinais de canais preferenciais.

Para
CANAL PREFERENCIAL A BORESTE:
Quando o canal se bifurca e o canal preferencial for a boreste, o sinal de Bombordo Modificado
pode ser usado:
-
Cor:
Verde com faixa larga horizontal encarnada.
-
Forma
(bóias): Cônica, pilar ou charuto.
-
Marca
de tope: Um cilindro verde.
-
Cor
de luz:
Verde
-
Ritmo:
grupo de lampejos compostos (2+1) por período.

SINAIS
DE ÁGUAS SEGURAS - Para indicar que em torno de sua posição as águas
são navegáveis. Incluem-se os sinais de linha de centro e os de meio de
canal e para indicar uma aterragem.
-
Cor:
Faixas verticais encarnadas e brancas.
-
Forma:
Esférica, pilar ou charuto.
-
Marca
de tope: Uma esfera encarnada.
-
Cor de luz:
Branca.
-
Ritmo:
Isofásico ou de ocultação ou lampejo longo a cada 10 segundos ou a
letra A em código Morse.

Para
NOVOS PERIGOS,
usado para descrever perigos recentes e não indicados em documentos
náuticos. Ex.: bancos de areia, rochas, outros resultantes da ação do
homem.
Quando
oferecer risco grave à navegação o sinal luminoso deve ter ritmo
rápido ou muito rápido, seja ele cardinal ou lateral.
Observações: Cada sinal fixo ou flutuante
deverá ter uma ficha histórico que deverá ser atualizada sempre que
ocorrer qualquer modificação.
Se a modificação altera
características
do sinal, só poderá ser efetivada com autorização prévia do DHN e
modificações técnicas só podem ser efetuadas a critério da entidade
responsável e comunicadas ao CAMR.
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SINAIS
DE PERIGO ISOLADO - Para indicar perigos isolados de
tamanho limitado, cercado por águas navegáveis.
-
Cor:
Preta com uma ou mais faixas largas horizontais encarnadas.
-
Forma:
preferivelmente Pilar ou charuto.
-
Marca
de tope: Duas esferas pretas, uma acima da outra.
-
Cor de luz:
Branca.
-
Ritmo:
Dois lampejos por período.

SINAIS
CARDINAIS
- Está associado à agulha de navegação e que indicam o setor
onde se encontrará águas navegáveis. Os quatro quadrantes (Norte, Leste,
Sul e Oeste) (ver maiores detalhes na NORMAM-17/DHN)
Para
SINAIS CARDINAIS NORTE
-
Cor:
Preta acima da amarela.
-
Forma:
Pilar ou charuto.
-
Marca
de tope: Dois cones pretos, um acima do outro, ambos com o vértice
para cima.
-
Cor de luz:
Branca.
-
Ritmo:
Lampejos rápidos ou muito rápidos.
Para
SINAIS CARDINAIS
LESTE
-
Cor:
Preta com larga faixa horizontal amarela.
-
Forma:
Pilar ou charuto.
-
Marca
de tope: Dois cones pretos, um acima do outro, com os vértices
contrapostos.
-
Cor de luz:
Branca.
-
Ritmo:
Grupos de lampejos triplos muito rápidos a cada 5 segundos ou
rápidos a cada 10 segundos.
Para
SINAIS CARDINAIS SUL
-
Cor:
Amarela acima da preta.
-
Forma:
Pilar ou charuto.
-
Marca
de tope: Dois cones pretos, um acima do outro, ambos com os vértices
para baixo.
-
Cor
de luz:
Branca.
-
Ritmo:
Grupos de 6 lampejos muito rápidos + lampejo longo a cada 10 seg. ou
os mesmos lampejos rápidos + lampejo longo a cada 15 segundos.
Para
SINAIS CARDINAIS OESTE
-
Cor:
Amarela com larga faixa horizontal preta.
-
Forma:
Pilar ou charuto.
-
Marca
de tope: Dois cones pretos, um acima do outro, ambos com os vértices
apostos.
-
Cor
de luz:
Branca.
-
Ritmo:
Grupos de 9 lampejos muito rápidos a cada 10 seg. ou os mesmos
lampejos rápidos a cada 15 segundos.

SINAIS ESPECIAIS- Indicam uma área ou peculariedades mencionados em documentos
náuticos.Ex.: ODAS, separação
de trafego, área de despejos, área de exercícios militares, área de
recreação, cabo ou tubulação marítima, delimitação de extremidades
de construção sobre águas, etc...
-
Cor:
Amarela.
-
Forma:
Opcional, com exceção da cilíndrica, cônica ou esférica.
-
Marca
de tope: Um X amarelo.
-
Cor de luz:
Amarela
-
Ritmo:
Qualquer, com exceção para sinais cardinais, de perigo isolado ou de
águas seguras.
-
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TABELA
1 - DISTÂNCIA NOMINAL E INTENSIDADE DE LUZ |
Recomendações de intensidade de luz, em
candelas, para serem visualizadas a olho nu a determinadas distâncias,
tanto em uso noturno quanto diurno. Veja as observações para maiores
detalhes.
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Distância |
Intensidade (cd) |
Km |
Milha Náutica |
Milha Terrestre |
Operação Noturna |
Operação Diurna |
2,05 |
1,1 |
1,2 |
1 |
5.000 |
3,70 |
2,0 |
2,3 |
5 |
25.000 |
5,55 |
3,0 |
3,4 |
15 |
75.000 |
7,40 |
4,0 |
4,6 |
36 |
182.000 |
9,26 |
5,0 |
5,7 |
77 |
383.000 |
11,11 |
6,0 |
6,9 |
150 |
745.000 |
12,96 |
7,0 |
8,0 |
270 |
1.400.000 |
14,81 |
8,0 |
9,2 |
480 |
2.400.000 |
16,66 |
9,0 |
10,3 |
820 |
4.100.000 |
18,52 |
10,0 |
11,5 |
1.400 |
6.900.000 |
20,37 |
11,0 |
12,6 |
2.200 |
11.000.000 |
25,92 |
14,0 |
16,1 |
8.900 |
45.000.000 |
31,48 |
17,0 |
19,5 |
32.000 |
161.000.000 |
35,18 |
19,0 |
21,8 |
73.000 |
367.000.000 |
-
Cor da luz utilizada:
branca. Cores como azul, verde ou vermelho, são captadas mais facilmente
que amarelo ou branco.
-
Cores azul e verde são
recomendadas para locais sujeitos a neblina.
-
Paisagens, cores e luzes de
fundo podem prejudicar a visão do sinalizador.
Obs.: Como é praticamente
impossível representar todos os fatores da natureza, que modificam o
ambiente onde pode estar sendo instalado o sinalizador, as informações
acima foram adquiridas em laboratório sob ausência total de luz.
Entretanto para aproximar a condições de uso normal externo, foi adotado
um fator de perda de 0,75. Outros fatores devem ser levados em
consideração. A presente tabela foi
extraída de estudos efetuados para a IALA /1998. |

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