Sinalizadores de Obstáculos à Navegação Aérea

 

 

 

 

 

Modelo ESR sem conversor (12-24VDC)

Modelo SR2/ SR4 com conversor AC/DC acoplado

Modelo SR12/ 24/ 60 com conversor AC/DC acoplado

 

EDIFÍCIOS

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

Abaixo de 45 metros

Baixa intensidade, Tipo A ou B. Luz fixa no topo. Espaçamento <45m.

sobre objetos

NA

Acima de 45m. e

abaixo de 150 metros

 

Média intensidade, Tipo B acima dos 45m, flashes. Níveis intermediários utiliza-se baixa intensidade.

NA

Acima de 150m.

Uso diurno e noturno

 

Média ou baixa intensidade (tipo A) instalada somente nos níveis intermediários e inferiores.

Alta intensidade Tipo A no topo ou 2 x Tipo B. Flash.

 

 

TORRES, CAIXAS D’ÁGUA E ESTRUTURAS SEMELHANTES

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

 

Abaixo de 45 metros

Baixa intensidade, Tipo A ou B. Luz fixa no topo. Espaçamento <45m.

sobre objetos

NA

Acima de 45m. e

abaixo de 150 metros

 

Média intensidade, Tipo B acima dos 45m, flashes. Níveis intermediários utiliza-se baixa intensidade.

NA

Acima de 150m.

Uso diurno e noturno

 

Média e/ou baixa intensidade Tipo A instaladas somente para os níveis intermediários.

Alta intensidade Tipo A no topo

ou 2 x Tipo B. Flash sincronizados.

Diâmetro até 6 m. = 3 luzes

Diâm. > 6  30 m. = 4 luzes

Diâm. > 30 ≤ 60 m. = 6 luzes

Diâm. > 60 m. = 8 luzes

 

 

 

TURBINAS AEROGERADORAS

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

Abaixo de 150 metros

Média intensidade na nacela (tipo A ou B), flash 40 FPM.

NA

Igual ou acima de 150m.

e ≤ de 315 metros

Média intensidade na nacela. Nível intermediário utilizar baixa intensidade.

NA

Acima de 315m.

Média intensidade na nacela. Nível intermediário utiliza baixa intensidade A, B ou E.

A critério do órgão da Aeronáutica local.

 

 

TORRES DE TRANSMISSÃO ELÉTRICA

 

ALTURA

USO NOTURNO e DIURNO

Qualquer, quando não for possível a instalação de balizas esféricas.

Alta intensidade Tipo B em três níveis:

1- no topo

2- no ponto mais baixo da catenária e

3- equidistante entre esses dois níveis.

Flashes sincronizados.

 

 

 CHAMINÉS E SEMELHANTES

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

Abaixo de 45 metros

Baixa intensidade, Tipo A ou B. Luz fixa no topo. Espaçamento <45m.

sobre objetos

 

NA

Acima de 45m. e

abaixo de 150 metros

 

Média intensidade, Tipo B acima dos 45m, flashes. Níveis intermediários utiliza-se baixa intensidade.

NA

Acima de 150m.

Uso diurno e noturno

 

Média e/ou baixa intensidade Tipo A instaladas somente para os níveis intermediários.

Alta intensidade Tipo A no topo

ou 2 x Tipo B. Flash sincronizados.

 

Diâmetro até 6 m. = 3 luzes

Diâm. > 6  30 m. = 4 luzes

Diâm. > 30 ≤ 60 m. = 6 luzes

Diâm. > 60 m. = 8 luzes

 

 

GUINCHOS E ELEVADORES DE CARGA EXTERNO

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

Abaixo de 45 metros

3 luzes do tipo A ou B de baixa intensidade na lança, contra-lança e na parte superior do guindaste.

NA

Acima de 45m. e

abaixo de 150 metros

3 luzes de intensidade média tipo B na parte superior da lança, contra-lança e guindaste. 3 luzes de baixa intensidade tipo B nos níveis intermediários.

Tipo 1 ou 2 de intensidade média branca A (branco) na parte superior do guindaste. No caso de mais de um guindaste, luzes adicionais devem ser instaladas e sincronizadas.

Acima de 150m.

1 ou 2 Alta intensidade tipo B no topo da grua. No caso de mais de uma grua, luzes adicionais devem ser instaladas e sincronizadas

Alta intensidade (tipo A no topo ou 2 tipo B) acima dos 150m, flashes. Níveis intermediários utiliza media e baixa intensidade.

 

 

USO DE SINALIZADORES DUPLOS

 

 São previstos quando no uso de luzes de media ou alta intensidade Tipo A, possam ofuscar ao piloto da aeronave dentro de um raio de 10.000 metros do aeródromo ou heliponto e passam a utilizar Tipo A diurno e crepúsculo e Tipo B ou C para a noite. 

Quando usada como luz de topo ou em cada extremidade de uma fila de luzes de obstrução e em locais onde a falha de uma única unidade poderia comprometer a visualização de uma obstrução, deixando-a totalmente não iluminada (FAA AC 70 / 7460-1K, cap.5; 51b).

 

 

Modelos

Tipo

Classe

ICAO

Luz/

Flashes

(FPM)

FAA

Classe

Sincro-

nismo

Cor

Propagação

feixe vertical

Cd.

Diurno

Cd.

Crepúsc.

Cd.

Noturno

SR-1

A

Baixa

FIXA

L-810

NA

Verm.

10°

NA

NA

>10

SR-2

B

Baixa

FIXA

L-810

NA

Verm.

10°

NA

NA

>32

SR-4

B

Baixa

FIXA

L-810

NA

Verm.

10°

NA

NA

>40

C

Baixa

60-90 FPM

*

SIM

Amar/

Azul.

12° (h)

NA

NA

>40

D

Baixa

60-90 FPM

**

SIM

Amar.

12° (i)

NA

NA

>40

E

Baixa

20-40 FPM

L-864

SIM

Verm.

10°

NA

NA

>40

60 FPM

L-885

SR-12

(noturno)

A

Media

40 FPM

L-865

SIM

Branca

NA

NA

≥2.000 cd

60 FPM

L-866

B

Media

40 FPM

L-865

SIM

Verm.

NA

NA

≥2.000 cd

C

Media

FIXA

L-865

NA

Verm.

NA

NA

≥2.000 cd

SR-24

(diuturno)

A

Media

40 FPM

L-865

SIM

Branca

≥20.000 cd

≥20.000 cd

≥2.000 cd

SR-50

(diuturno)

B

Alta

60 FPM

± 10%

L-857

SIM

Branca

3°-7°

100.000 cd

±25%

20.000 cd

 ±25%

2.000 cd

±25%

SR-60

(diuturno)

A

Alta

40 FPM

 ± 10%

L-856

SIM

Branca

3°-7°

200.000 cd

±25%

20.000 cd

±25%

2.000 cd

±25%