Sinalizadores de Obstáculos - Orientação Técnica

 

 

 

 

 

 

 

Modelo ESR sem conversor (12-24VDC)

Modelo SR2/ SR4 com conversor AC/DC acoplado

Modelo SR12/ 24/ 60 com conversor AC/DC acoplado

 

EDIFÍCIOS

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

Abaixo de 45 metros

Baixa intensidade, Tipo A ou B. Luz fixa no topo. Espaçamento entre obstáculos < 45m.

NA

A partir de  45m. e

abaixo de 150 metros

 

Média intensidade Tipo B, com flashes acima dos 45m. Níveis intermediários utiliza-se baixa intensidade.

NA

A partir de  150m.

Uso diurno e noturno

 

Alta intensidade Tipo A. Flashes sincronizados.

Média ou baixa intensidade (Tipo A) instaladas nos níveis intermediários inferiores.

Alta intensidade Tipo A no topo ou 2 x Tipo B. Flashes sicronizados

 

 

TORRES, CAIXAS D’ÁGUA E ESTRUTURAS SEMELHANTES

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

 

Abaixo de 45 metros

Baixa intensidade, Tipo A ou B. Luz fixa no topo. Espaçamento <45m.

sobre objetos

NA

A partir de 45m. e

abaixo de 150 metros

 

Média intensidade, Tipo B acima dos 45m, flashes. Níveis intermediários utiliza-se baixa intensidade.

NA

A partir de  150m.

Uso diurno e noturno

 

Média e/ou baixa intensidade Tipo A instaladas somente para os níveis intermediários.

Alta intensidade Tipo A no topo

ou 2 x Tipo B. Flash sincronizados.

Diâmetro até 6 m. = 3 luzes

Diâm. > 6  30 m. = 4 luzes

Diâm. > 30 ≤ 60 m. = 6 luzes

Diâm. > 60 m. = 8 luzes

 

 

 

TURBINAS AEROGERADORAS

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

Abaixo de 150 metros

Média intensidade na nacela (tipo A ou B), flash 40 FPM.

NA

A partir de 150m.

e ≤ de 315 metros

Média intensidade na nacela. Nível intermediário utilizar baixa intensidade.

NA

Acima de 315m.

Média intensidade na nacela. Nível intermediário utiliza baixa intensidade A, B ou E.

A critério do órgão da Aeronáutica local.

 

 

TORRES DE TRANSMISSÃO ELÉTRICA

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

Abaixo de 150 metros

Sem pintura padrão

Média intensidade Tipo B, com flashes acima dos 45m. Níveis intermediários utiliza-se baixa intensidade. NA

Acima de 150 metros ou próximo a

aeródromo ou heliponto.

Alta intensidade Tipo B.

Uso diurno e noturno

Flashes sincronizados em três níveis.

Alta intensidade Tipo B Flashes

sincronizados em três níveis.

 

 

 CHAMINÉS E SEMELHANTES

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

Abaixo de 45 metros

Baixa intensidade, Tipo A ou B.

Luz fixa no topo.

NA

A partir de  45m. e

abaixo de 150 metros

Média intensidade, Tipo B acima dos 45m, c/ flashes. Níveis intermediários utilizar baixa intensidade.

NA

A partir de 150m.

Uso diurno e noturno

Alta intensidade Tipo A no topo. Flash sincronizado. Média e/ou baixa intensidade Tipo A somente para os níveis intermediários.

Alta intensidade Tipo A no topo

ou 2 x Tipo B.

Flashes sincronizados.

Diâmetro até 6 m. = 3 luzes

Diâm. > 6  30 m. = 4 luzes

Diâm. > 30 ≤ 60 m. = 6 luzes

Diâm. > 60 m. = 8 luzes

 

 

 

 

GUINCHOS E ELEVADORES DE CARGA EXTERNO

 

ALTURA

USO NOTURNO

USO DIURNO

Abaixo de 45 metros

3 luzes do tipo A ou B de baixa intensidade na lança, contra-lança e na parte superior do guindaste.

NA

A partir de  45m. e

abaixo de 150 metros

3 luzes de intensidade média tipo B na parte superior da lança, contra-lança e guindaste. 3 luzes de baixa intensidade tipo B nos níveis intermediários.

1 luz branca Tipo A na parte superior do guindaste. 2 Tipo A ou B de intensidade média no restante. No caso de mais de uma grua, luzes adicionais devem ser instaladas e sincronizadas.

Acima de 150m.

1 ou 2 alta intensidade tipo B no topo da grua. No caso de mais de uma grua, luzes adicionais devem ser instaladas e sincronizadas

Alta intensidade tipo A no topo ou 2 tipo B acima dos 150m, flashes. Níveis intermediários utilizar media e baixa intensidade.

 

 

USO DE SINALIZADORES DUPLOS

 

 São previstos quando no uso de luzes de media ou alta intensidade Tipo A, possam ofuscar ao piloto da aeronave dentro de um raio de 10.000 metros do aeródromo ou heliponto e passam a utilizar Tipo A diurno e crepúsculo e Tipo B ou C para a noite. 

Quando usada como luz de topo ou em cada extremidade de uma fila de luzes de obstrução e em locais onde a falha de uma única unidade poderia comprometer a visualização de uma obstrução, deixando-a totalmente não iluminada (FAA AC 70 / 7460-1K, cap.5; 51b).

 

 

Modelos

Tipo

Classe

ICAO

Luz/

Flashes

(FPM)

FAA

Classe

Sincro-

nismo

Cor

Propagação

feixe vertical

Cd.

Diurno

Cd.

Crepúsc.

Cd.

Noturno

SR-1

(noturno)

A

Baixa

FIXA

L-810

NA

Verm.

10°

NA

NA

>10

SR-2/ ES2R

(noturno)

B

Baixa

FIXA

L-810

NA

Verm.

10°

NA

NA

>32

SR-4 / ES4R

(noturno)

B

Baixa

FIXA

L-810

NA

Verm.

10°

NA

NA

>40

C

Baixa

60-90 FPM

*

SIM

Amar/

Azul.

12° (h)

NA

NA

>40

D

Baixa

60-90 FPM

**

SIM

Amar.

12° (i)

NA

NA

>40

E

Baixa

20-40 FPM

L-864

SIM

Verm.

10°

NA

NA

>40

60 FPM

L-885

SR-12 / ES12R

(noturno)

A

Media

40 FPM

L-865

SIM

Branca

NA

NA

≥2.000 cd

60 FPM

L-866

B

Media

40 FPM

L-865

SIM

Verm.

NA

NA

≥2.000 cd

C

Media

FIXA

L-865

NA

Verm.

NA

NA

≥2.000 cd

SR-24 / ES24R

(diuturno)

A

Media

40 FPM

L-865

SIM

Branca

≥20.000 cd

≥20.000 cd

≥2.000 cd

SR-50 / ES50R

(diuturno)

B

Alta

60 FPM

± 10%

L-857

SIM

Branca

3°-7°

100.000 cd

±25%

20.000 cd

 ±25%

2.000 cd

±25%

SR-60 / ES60R

(diuturno)

A

Alta

40 FPM

 ± 10%

L-856

SIM

Branca

3°-7°

200.000 cd

±25%

20.000 cd

±25%

2.000 cd

±25%

 

 

 

 


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